Os 6 Mitos Mais Populares Sobre a Obesidade

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Todos os dias são muitas as pessoas que tentam combater a obesidade, que tem gerado outros problemas a saúde .

Aqueles que a têm controlada fazem constantes trabalhos para não ganhar gordura, já que, uma vez se acumula no corpo, é um desafio para se livrar dela.

O problema que muitos estão encontrando é que, apesar de seus esforços, parece que nada serve para evitar que se deposite em diversas áreas do corpo.

Algumas vezes isto se deve a fatores genéticos ou problemas de saúde, como os da tireoide. No entanto, quando não é assim, é provável que o fracasso se deve a algumas falsas crenças populares que se espalharam por todo o mundo.

Para todos aqueles que têm dúvidas sobre a obesidade, hoje vamos compartilhar esses 6 mitos populares que existem em relação a esse tema. Descubra!

MITOS SOBRE A OBESIDADE

mitos sobre a obesidade

  • 1. Ao deixar de se exercitar, o músculo se converte em gordura.

Assim fosse somente a perda de massa muscular. Ao deixar de praticar exercício, esses músculos que estavam firmes e tonificados começam a amolecer.

No entanto, não existe nem uma única possibilidade de que os músculos são convertidos em gordura, assim como também a gordura pode se transformar em músculo.

Ao fazer treinamento em academia ou pesos livres, os grupos musculares se fortalecem, portanto, ao deixar de trabalhar, suas fibras se encolhem e perdem essa tonicidade.

Veja Também: 6 Exercícios Para Emagrecer Feito em Casa

  • 2. O exercício de baixa intensidade ajuda a queimar gordura.

exercício de baixa intensidade

Não! Embora este tipo de atividade pode ter alguns benefícios para as pessoas que têm algum tipo de lesão ou problema articular, a verdade é que não há grande coisa para eliminar calorias.

Se o que você quer é perder peso, é fundamental aumentar o gasto calórico diário e reduzir a ingestão excessiva de calorias.

O segredo para ter sucesso através dos exercícios é se concentrar principalmente nos que ajudam a construir o músculo, já que estes ativam o metabolismo e melhoram a capacidade para queimar essa gordura acumulada nos tecidos.

  • 3. Você pode escolher uma parte específica do corpo para queimar gordura.

Neste aspecto, há que ter isso muito claro. Uma coisa é eliminar gordura e outra muito diferente tonificar uma área específica do corpo.

Alguns acreditam que os exercícios localizados podem ajudar a reduzir o peso de uma determinada área do corpo. O problema é que se fazem muitos esforços e, no final, não há resultados.

O que acontece é que esses exercícios são projetados para reafirmar e moldar certas áreas difíceis de trabalhar, mas para que tenham o efeito, primeiro é necessário combater o excesso de peso através da prática de outras atividades.

A perda de peso corporal se dá de maneira uniforme, ou seja, ao queimar gordura do abdômen, é provável que também haja uma diminuição significativa no quadril ou outra área.

Por esta mesma razão é que sempre se aconselha a combinação de exercícios de cardio com treinamento de força.

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  • 4. O melhor é eliminar o máximo de gordura corporal.

A maioria das pessoas estão conscientes do perigo que correm quando o excesso de gordura vai se acumulando no seu organismo.

No entanto, é relevante saber que, em certa quantidade, o corpo também precisa para realizar suas funções de maneira ideal.

Por exemplo, é essencial para a segregação de alguns hormônios, o armazenamento de certas vitaminas e a regulação da temperatura corporal.

Os níveis saudáveis se situam em torno de 15% para os homens e 22% para as mulheres. Ter menos ou mais implica vários problemas a saúde.

  • 5. Quanto mais suor se derrama, mais gordura você queima.

suor

De maneira nenhuma! A quantidade de suor não tem nada que ver com o número de calorias que são perdidas durante o exercício.

A gordura é armazenada no organismo para fornecer energia quando for necessário, razão pela qual não se pode eliminar através do suor e muito menos derreter.

A sudorese é uma resposta biológica para regular a temperatura do corpo e através dela elimina água, com pequenas quantidades de substâncias químicas como o amoníaco, ureia, sais e açúcar.

Daí a importância de ingerir líquidos depois de fazer atividade física intensa.

Leia o Artigo: Reeducação Alimentar e Os 8 Alimentos Que Você Deve Evitar Se Quiser Emagrecer

  • 6. As massagens localizadas podem diminuir a gordura.

massagem localizada

A gordura funciona como um combustível para o corpo e você tem que usar para poder acabar. As massagens localizadas ou o uso de cintas não favorecem o seu consumo.

Neste sentido, o que fazem muitos dos produtos para emagrecer é desidratar de forma momentânea da área onde foram aplicados para alcançar a diminuição de alguns centímetros.

Infelizmente, podem voltar a recuperar em questão de horas ou dias.

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