O pão branco ou integral?

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Na hora de comer pão geralmente preferimos o integral pelo seu grande conteúdo de fibras, mas a verdade é que este não tem tanta diferença em comparação ao pão branco.
A característica mais relevante entre um e outro é que, o branco é feito a partir de farinhas refinadas, ao contrário do integral, que é rico em fibras, vitamina B, antioxidantes e sais minerais. Mas, no geral, ambos nos trazem calorias em diferente grau.
O pão integral tem um cheiro mais forte e ácido, uma cor mais escura e uma casca mais grossa que nos faz reconhecê-lo de longe.
O pão na sua dieta

Na maioria das dietas, o pão passa despercebido, nos eliminam por completo ou apenas nos deixam consumir a quantidade mínima. O que, se é certo é que, mesmo estando a dieta, nosso corpo precisa de nutrientes que encontramos sobretudo no pão integral.

O melhor é que consumas ambos os tipos de pão, mas de uma maneira equilibrada, evitando o consumo excessivo de farinha de trigo.

Então… o pão engorda? Enquanto o comer com moderação, não pode causar grandes mudanças no nosso corpo. O problema é com o que acompanhamos o pão. Não devemos excedernos ao consumir manteigas, atum ou salsichas.

Tipos de pães saudáveis

Se você é como eu, viciado em pão e custa-lhe para renunciar a ele, vou recomendar alguns tipos que você pode consumir também no lugar do branco e que contribuirão para o seu organismo todos os benefícios dos cereais integrais.

Pão de trigo integral
Pão de aveia
Pão de centeio
Pão de sistemas de manejo da pastagem
Pão de cenoura

Com o consumo de pão integral descem as probabilidades de padecer de doenças como diabetes, cardíacas ou derrames cerebrais. Além de fornecer para sua digestão e ajuda a seu metabolismo.