Perigos da Gordura na Barriga em Mulheres: Como Combater?

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Gordura na barriga. Poucas coisas são mais sem graça, chata, e cada vez mais perigosas. Todos sabemos que, à medida que os anos passam, você vai acumulando essa gordura no estômago, que tanto nos incomoda, quando nós colocamos jeans ou roupas um pouco mais ajustadas. Todavia, o verdadeiro problema não está na nossa imagem, mas em nossa saúde.

Você deve saber que, nos últimos anos, o número de mulheres que sofrem de problemas cardíacos ou diabetes tipo 2 está aumentando. Nossos hábitos de vida e de alimentação favorecem cada vez mais a gordura na barriga que, a longo prazo, causa problemas muito graves que devemos ter em conta.

GORDURA NA BARRIGA, COMO ELIMINAR?

Hoje, no Espaço Saúde, queremos falar disso e de como estabelecer pautas diárias para combater a gordura na barriga.

OS PERIGOS DA GORDURA NA BARRIGA

gordura na barriga - como combater

Segundo os nutricionistas, o aumento da gordura na barriga em mulheres costuma chegar a partir dos 40 anos. É nesse instante em que o nosso corpo começa a sentir leves modificações, como, por exemplo, um metabolismo mais lento com o que nos custa mais queimar gorduras.

Produzimos menos estrogênio e, pouco a pouco, com os anos, vão chegando essas mudanças, que quase sempre se traduz em um aumento de peso. No entanto, o mais perigoso de tudo são esses quilos a mais no abdômen, na região de nosso ventre, onde, além de perceber a gordura sob a nossa pele, devemos ter em conta que também há “gordura visceral” em torno de nossos órgãos internos.

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Alguns perigos que podem provocar a longo prazo:

Você deve saber também que o acúmulo de gordura abaixo do diafragma e da parede torácica, onde nos ajuda a respirar, está trabalhando lentamente. Nos cansamos mais e nossos pulmões sofrem. A dificuldade para respirar deriva, normalmente, na apneia do sono.

Vale a pena levar em conta também que essa gordura na barriga provoca, além disso, que corramos um risco maior na hora de desenvolver certas doenças mais sérias, como câncer de mama ou de útero. No nosso caso, essa gordura em torno de nossos órgãos internos também pode fazer com que sofram alterações na menstruação. É um tema bastante sério.

Como Saber se Tenho “Muita Gordura na Barriga”?

Pode parecer uma pergunta algo irônica, já que ninguém mais do que nós mesmas sabemos em que momento começamos a ter muita barriga, instantes em que somos conscientes de que o nosso corpo mudou e que não é apenas a roupa que não vem mais adequada, mas que nos identificamos mais cansadas. Diferentes.

Todavia, os médicos nos avisam de um dado importante: devemos conhecer as medidas de nossa gordura na barriga, e esta nunca pode exceder os parâmetros considerados perigosos. São eles:

  • No caso das mulheres, não devemos ultrapassar os 89 centímetros de cintura.
  • No caso dos homens, costuma estabelecer-se em 102 centímetros.

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Como Posso Reduzir a Gordura Abdominal?

gordura na barriga - alimentos que emagrecem

Sabemos, chega um momento em que, por muitos esforços que façamos, os quilos a mais da nossa cintura não são reduzidos. São momentos em que nos desesperamos e começamos a pensar se talvez é algo já inevitável, se devemos assumir que temos de ficar para sempre com esse volume de cintura.

Não faças isso, não desista e ainda menos desanime. Se vê que não pode fazer, peça ajuda a seu médico ou a um nutricionista. No entanto, existem diretrizes muito práticas que podem te ajudar no seu dia-a-dia. Conheça e aplique com ânimo e otimismo! Veja:

  • Deixe o sal, não o inclua já em suas refeições.
  • Consuma 2 litros de água por dia.
  • Consuma grãos integrais, cereais como o trigo e a aveia. Deixe de lado a farinha branca e substitua pela integral. O pão que deve consumir tem que ser integral e grão inteiro. O de cevada é muito saudável!
  • Esqueça o açúcar, lanches e as refeições preparadas ou congeladas.

Para isso, você precisará dedicar mais tempo para a cozinha e preparar pratos variados e frescos: saladas, legumes ao vapor, algo de salmão e peixe gordo. Substituir as carnes vermelhas por as magras, as de peru ou de frango.

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Tome todas as manhãs em jejum um copo de água morna com limão.

Depois de seus almoços e jantares, beba uma infusão de sálvia. É a melhor planta para nos ajudar a digerir e eliminar gordura na região do abdômen, por isso não deixe de ser constante e tome-a durante 15 dias seguidos por mês, duas vezes ao dia. Depois, descansa dez e recomece.

Ande todos os dias 30 minutos, a passo rápido, sem chegar a se cansar, mas sendo constante. E lembre-se, todos os dias!

Deixe de lado o leite de vaca. O melhor leite que você pode tomar é o iogurte grego sem açúcar, que te entregará bactérias saudáveis para cuidar de sua digestão e fortalecer sua flora bacteriana.

Coma “pouco”, 5 vezes ao dia, e também é importante que você não pule nenhuma refeição. Se você que não almoça ou não janta para não engordar, você deve saber o que está acontecendo é o contrário. Seu metabolismo se torna mais lento e acumula reservas, ou seja, gordura. Não vale a pena!!!

Coloque em prática estas dicas simples e combate a gordura na barriga. Por sua saúde!

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