Aprenda a Fazer Exercícios Abdominais Hipopressivos Para Conseguir Uma Barriga Lisa

Tempo de leitura: 4 minutos

Consiga uma barriga lisa com exercícios abdominais hipopressivos. Veja!

Quando se trata de perder peso, a área abdominal tende a ser uma das partes mais difíceis de trabalhar, levando em conta que é uma das áreas que mais acumula gordura.

Há anos que foram concebidos rotinas de exercícios abdominais com as que se pretende, entre outras coisas, reduzir centímetros de cintura e tonificar.

No entanto, os especialistas no assunto deixaram claro que é necessário praticar movimentos aeróbicos e manter uma boa alimentação para poder conseguir bons resultados.

Somado a isso, é conveniente reforçar a parede abdominal, através de exercícios abdominais focados para este grupo muscular.

Como sabemos que você está interessada em fazer isso, então queremos lhe ensinar a fazer uma simples rotina de exercícios abdominais hipopressivos.

O QUE SÃO OS EXERCÍCIOS ABDOMINAIS HIPOPRESSIVOS?

exercícios abdominais hipopressivos

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Trata-se de um conjunto de técnicas posturais e respiratórias, que busca obter os melhores resultados, no momento de reduzir e tonificar a barriga.

Com estas técnicas se fortalece a região abdominal e a parte baixa das costas através de uma técnica que se caracteriza por contrair o diafragma em apneia respiratória.

Seguido a isso gera uma pressão para dentro, e é ativa tanto o assoalho pélvico como a faixa abdominal.

Sua diferença com relação aos tradicionais é a pressão que se exerce na área abdominal e todos os órgãos.

Leia: Os 6 Melhores Exercícios Para Perder Barriga

BENEFÍCIOS DOS EXERCÍCIOS ABDOMINAIS HIPOPRESSIVOS

exercícios abdominais hipopressivos - benefícios

A ginástica hipopressiva é um excelente complemento para o plank e outros exercícios que são feitos normalmente para trabalhar nesta área.

Sua técnica requer um pouco de esforço, mas os resultados fazem com que valha a pena.

Entre os principais benefícios podemos destacar:

  • Redução e tonificação do ventre.
  • Correção da postura e melhora do equilíbrio.
  • Tonificação da musculatura na região perineal.
  • Diminuição da ansiedade e o estresse.
  • Prevenção de dor na região do púbis, hérnias e de prolapsos (circulação de órgãos).
  • Diminuição da dor.
  • Fortalecimento do assoalho pélvico e controle da incontinência urinária.
  • Melhor desempenho desportivo e prevenção de lesões.

Artigo: Exercícios Para Perder a Barriga Fáceis de Fazer

COMO FAZER ESSES EXERCÍCIOS ABDOMINAIS HIPOPRESSIVOS?

Para colocar em prática estes maravilhosos exercícios é importante ter em conta que se compreendem as seguintes etapas:

  • Posição inicial
  • Fase de inspiração
  • Fase de apneia, em que tentamos subir o diafragma, (de 15 a 30 segundos)
  • Fase de expiração.

A forma de concretizá-los é bastante ampla, e para obter melhores resultados é conveniente variar as posições de cada uma das fases.

Posição Inicial
  • Para começar, dê um passo para trás com as pernas afastadas à largura dos ombros, com os joelhos semiflexionadas.
  • Leva o tronco ligeiramente para a frente, com os braços formando um círculo, tal como quando abraçamos alguém.
  • Mantenha as costas ereta e olhar para a frente.

Leia Também: 7 Segredos Para Eliminar a Gordura Abdominal em 60 Dias

Fase de Inspiração
  • Mantendo a posição inicial, tome ar, tente abrir as costelas, tanto quanto seja possível.
  • Se sentir que a barriga se mete para dentro e você terá que se concentrar para manter alguns segundos.
Fase de Apneia

Nesta fase, você só terá que se concentrar em segurar a respiração de 10 a 15 segundos.

Fase de Expiração
  • Solte o ar pouco a pouco e volta com naturalidade a uma posição normal.
  • Tente manter um ritmo respiratório equilibrado, descanse 20 segundos e repita.
O que devo ter em conta para conseguir bons resultados?

Embora estes tipos de exercícios abdominais ganharam fama por sua eficiência para conseguir uma barriga lisa, é primordial ter em conta que não se trata de um método milagroso ou algo parecido.

Para obter bons resultados com a rotina mencionada devem respeitar os seguintes aspectos básicos:

  • Cada uma das fases se deve fazer bem, mantendo a postura mencionada para evitar lesões ou complicações.
  • Em caso de dúvidas, é melhor consultar com um treinador profissional.
  • Devem ser executados de forma continuada, de preferência duas vezes ao dia, já que de nada servirá praticar por uns dias e depois abandonar. 
  • O melhor momento para fazê-los é durante a manhã, mas também podem ser feitas em outros horários.
  • Não se devem fazer depois de comer, nem antes de dormir.

Os resultados não são obtidos a partir da primeira prática, mas podem começar a notar desde o primeiro mês se realizam constantemente.

Você está pronto para o desafio? Coloque em prática em casa e complemente com um estilo de vida saudável para conseguir a barriga que tanto deseja.

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