Diga-me onde acumula gordura e te direi do que se deve

Tempo de leitura: 6 minutos

Cada pessoa tem mais ou menos gordura em diferentes partes do corpo.
Se bem que isso pode dever-se à genética, ou até mesmo ao sexo (por exemplo, as mulheres a se lhe acumula nos quadris e os homens, na barriga) também nossos hábitos ou o que comemos podem estar modificando a forma do corpo.
Este artigo lhe contaremos o que deve ser o setor onde tem mais gordura.

Por que se acumula gordura?
Cada área do corpo armazena a gordura de uma maneira diferente.
Quando se sobe de peso ocorrem por dois mecanismos diferentes: por um lado, do quadril para baixo aumenta a quantidade de células de gordura e, por outro, da cintura para cima, o que aumenta o tamanho das células de gordura.
Isso tem, sem dúvida, um impacto diferente em cada região.
A gordura é a forma que tem o corpo para salvar a energia, mas não toda ela “guarda” no mesmo lugar. Existem três tipos:
Gordura subcutânea
É a que está mais perto da pele e a que primeiro se perde ao fazer exercício. A genética e os hormônios têm muito que ver para que esta gordura é ficar em uma área e não em outra.
Gordura visceral

Está mais interiorizada no corpo e se acumula ao redor dos órgãos. É claro que é um perigo quando a quantidade é excessiva.
Geralmente o excesso de gordura visceral é precedido de um excesso de gordura subcutânea. Por isso recomenda-se não ter uma barriga muito proeminente.
Não se esqueça de ler: Elimina a gordura de sua barriga preparar um xarope caseiro
Gordura intramuscular
Mantém-Se entre as fibras musculares, embora isso quase não acontece em comparação com os outros dois tipos. Aparece em pessoas com sobrepeso e obesidade, e pode causar resistência à insulina, principal causa da diabetes.
4 zonas de acumulação de gordura
O corpo é governado por hormônios. De acordo com seus níveis podem ajudar a sua saúde ou o contrário. A quantidade determina o seu estado de espírito, a forma de seu corpo, a energia que você tem, etc.
Há estudos que demonstram que estas podem determinar em que lugar você deposita a gordura. Presta atenção a desequilíbrios hormonais mais frequentes e suas consequências para a forma do corpo:
Gordura no peito e braços: testosterona
Quando este hormônio está abaixo do normal, nota-se em cerca de bíceps mais gordos e peito “inchado”, mas não precisamente para o exercício e o condicionamento físico. Outra das hormonas masculinas que fazem isso são os andrógenos.

A solução é comer gorduras saudáveis não hidrogenadas, vitamina B e proteínas, além de realizar exercícios de musculação e força.
Gordura sobre os ombros e quadris: insulina

Os desequilíbrios deste hormônio no sangue causa o acúmulo de açúcares que, posteriormente, se transformam em gordura. É a típica adiposidade aqueles que adoram doces.
A solução é reduzir o consumo de sobremesas, doces e hidratos de carbono de alto índice glicémico.
Gordura no abdômen: cortisol
Também conhecida como “hormônio do estresse”, é a culpa de que se acumule a gordura na barriga, tanto em mulheres como em homens. É preciso levar uma vida mais descontraída, reduzir a ingestão de açúcar e aumentar as vitaminas B5 e C.
Gordura nos quadris: estrogênio
São as hormonas femininas e, por isso, determinam que as mulheres acumulam gordura nas coxas e quadris (o que se conhece como “corpo de pêra”).
O metabolismo é o responsável de que tenha muitos estrogênio, e o fígado deve removê-los. Para isso come brócolis e alimentos com ácido fólico e vitaminas B6 e B12.
Exercícios para cada corpo
Neste caso, falaremos de 5 perfis que acumulam a gordura em uma área diferente.
1. Magro com barriga protuberante

Este tipo de silhueta aparece quando você come por ansiedade, está sempre nervoso e embora se faça dieta não é baixo da barriga. O acúmulo de gordura nesta área pode levar a doenças cardio-metabólicas, como a hipertensão ou a diabetes.
Os melhores exercícios, neste caso, são:
Aeróbicos moderados, entre 3 e 4 vezes por semana
Abs
Posturais
Yoga ou meditação
2. Em forma de sino ou de pêra
Quando o tronco é pequeno em relação aos quadris, e custa muito perder peso e acumular gordura nas coxas, pernas e quadris.
É o de uma grande percentagem de mulheres e isso tem uma resposta biológica e evolutiva: deixa pronto o organismo para a gravidez.
Esta morfologia é mais vulnerável a celulite e a retenção de líquidos. A boa notícia é que as chances de sofrer problemas cardíacos ou metabólicos são menores.
Os exercícios recomendados são:
Aeróbicos
Esportes de resistência (spinning, natação, ciclismo)
Dança
Yoga
Tai chi chuan

Quer saber mais? Lee:Como praticar yoga em casa
3. Forma de cilindro

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Não há diferença de proporções entre a cintura, os quadris e o tronco e a gordura se distribui no abdômen e quadril. É o que mais rápido você pode perder peso.
Os riscos associados a esta morfologia são as mudanças metabóicos bruscas. Quanto à rotina de exercícios são recomendados:
Formação integral (resistência aeróbica, localizada e musculação)
Tonificantes (correr, saltar, andar de bicicleta)
Abs
4. De grande contextura
Ao engordar essa pessoa o faz de maneira proporcional e não há nenhum lugar que acapare mais quantidade de gordura. Os riscos têm que ver com a auto-estima, porque ao ser tão alto e grande e não cabe em lugar nenhum.
Os exercícios que melhores resultados atribuídos são:
Esportes de resistência (natação, bicicleta, caminhada)
Expressão corporal e dança
Posturais
5. Forma de relógio de areia

Neste caso, as curvas típicas de uma mulher são bem definidas, a cintura é mais estreita em relação ao tronco e os quadris. A gordura se acumula nos seios e nas coxas, na mesma proporção.
Pode engordar com facilidade e é difícil que fortaleça seus músculos. Tem menos risco cardiovascular e uma maior esperança de vida.
A rotina de exercícios deve incluir:
Atividade aeróbica (corrida, bicicleta, elíptica)
Musculação

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