Dieta Mediterrânea – Como Funciona?

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A dieta mediterrânea é muito popular tanto na literatura médica e na mídia. Artigos sobre este tópico, geralmente, não é fundamental em todos estas dietas, trazendo a ela só elogios. Mas o que exatamente é essa dieta? De onde vem? Quais são os benéficos? Essas coisas nunca são detalhadas. Também, as possíveis desvantagens não são mencionados novamente. Devido a isso, eu pensei que seria bom escrever este artigo.

DIETA MEDITERRÂNEA – A HISTÓRIA

dieta mediterrânea

A dieta mediterrânea teve seu nascimento após a Segunda Guerra Mundial, quando o governo grego pediu a fundação Rockefeller, para a condução de um estudo relacionado com a saúde da população do país. Lorenzo Piroddi que conduziu o estudo, ficou impressionado com a baixa ocorrência de doença cardiovascular na área.

Os resultados mostraram que há incidência dessas doenças na Ilha de Creta, que era de 20 vezes menor do que a dos Estados Unidos da América. Além disso, os cretenses tinham muito menos casos de pacientes que sofrem de câncer. Ele procurou a razão destas discrepâncias e chegou à conclusão de que a comida especifica desta área possuia esses benefícios. Mas quais eram os alimentos consumidos pelos cretenses?

A dieta do cretense foi superior a 90% derivados de fontes vegetais, o que pode explicar por que a doença cardíaca é rara nessa área. Os pesquisadores concluíram que os efeitos positivos sentidos na esteira desta dieta foram devido ao baixo consumo de carne e produtos de origem animal (no máximo uma vez por semana).

Infelizmente, no entanto, ninguém come a dieta mediterrânea verdadeira, mesmo na área do mediterrâneo. A dieta mudou mesmo no formal, no outono de 2008, na Conferência em Cambridge. Os membros do conselho consultivo científico trouxe uma grande mudança no quadro desta dieta. O aumento do consumo de carne de no máximo 1 vez por semana, pelo menos 2 vezes por semana (especialmente carne branca).

Então, Lorenzo, pessoalmente, achava isto a principal desvantagem da dieta mediterrânica moderna, o fato de que é um modificado e não corresponde com a dieta original, sobre o qual foram feitas observações originais.

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Tudo em Conferência em Cambridge foi o nascimento da Pirâmide da Dieta Mediterrânica Moderna, que é divulgado no momento.

Como resultado desta alteração, a incidência de doenças cardiovasculares explodiu em Creta, o principal culpado sendo o aumento do consumo de carnes, laticínios e produtos processados.

Em geral, acredita-se que a pizza cheia de óleo e gordura ou o espaguete com molho de carne pertencem a esta dieta. Restaurantes específicos grego ou italiano atraem seus clientes através de publicidade e como iria servir os alimentos, o que é consistente com a dieta do mediterrâneo e, como resultado, é extremamente saudável. Mas, na verdade, não é mesmo.

Os pesquisadores desenvolveram uma escala que dá uma pontuação para os alimentos com base nas especificidades da dieta do mediterrâneo. Ele foi conduzido para observar se aqueles que consomem uma dieta mais perto do mediterrâneo, são mais saudáveis do que aqueles que consomem uma dieta padrão.

De acordo com esta escala, certos tipos de alimentos recebe a pontuação máxima se ela é baseada em ingredientes de origem vegetal e são baixos em pontos se contém ingredientes de origem animal.

Eventualmente, a dieta mediterrânea verdadeira, pode ser considerado “quase vegetariano”, a carne é consumida no máximo uma vez por semana.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA DIETA MEDITERRÂNEA?

Uma possível causa são fito nutrientes polifenóis (encontrado em plantas), sobre o qual tem sido demonstrado que são correlacionadas com as taxas mais baixas do câncer e doenças cardiovasculares. Além disso, o aumento de consumo de magnésio está associada a uma menor incidência de doenças cardiovasculares.

Por outro lado, o ferro proveniente de fontes de origem animal (encontrado no sangue e músculo) é um forte oxidante e aumenta a taxa de ocorrência de doenças como diabetes ou doenças cardiovasculares. Em contraste, o ferro tomadas a partir de alimentos de origem vegetal, não tem esses efeitos negativos.

A conclusão é que, dieta mediterrânea é benéfica para a nossa saúde, especialmente se comparado com o padrão da dieta da população no ano de 2017. Mas, na verdade, qualquer dieta rica em produtos de origem vegetal e baixos em produtos de origem animal têm exatamente os mesmos benefícios.

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