Descubra 6 hábitos que te provocam inflamação abdominal

Tempo de leitura: 4 minutos

Muitas pessoas acreditam que a única causa de ter um abdômen inchado é o acúmulo de gordura, que ocorre devido a má alimentação e o sedentarismo.
Se é verdade que a gordura localizada é uma das responsáveis, o certo é que existem outros factores que influenciam o seu aparecimento.
Por exemplo, o consumo excessivo de sal faz com que os líquidos se acumulem nos tecidos e aumentam a resposta inflamatória do organismo.

Algo semelhante ocorre devido às intolerâncias alimentares, as quais geram indigestão e problemas no trato digestivo.
Como consequência, a figura parece com mais peso do que o normal e se produzem desconforto, como a sensação de peso.
Devido a isso, é importante saber que hábitos podem provocarla e como agir para evitar que ocorram novamente.
O Descúbrelos!

1. Consumir lácteos

O consumo de leite e produtos derivados é uma das causas mais comuns de inflamação abdominal.
Isso se deve à intolerância à lactose, o açúcar natural, a qual fermentação no cólon quando o corpo não produz as enzimas que permitem digerirlas com normalidade.
Esta má absorção também deriva gases intestinais, dor abdominal, diarreia e até mesmo episódios de prisão de ventre.
Não se esqueça de ler: Dieta de 7 dias contra a prisão de ventre
Como resolvê-lo?
Para evitar a inflamação, o consumo de lácteos, o melhor é remplazarlos por alternativas saudáveis, como os leites vegetais.
Para conseguir o aporte de cálcio necessário, podemos optar por vegetais ricos neste mineral.
2. Comer muito rápido
Comer muito rápido e não mastigar bem os alimentos pode causar indigestão ao facilitar a passagem excessiva de ar para o estômago.
Embora isso não o notamos enquanto comemos, quando ingerimos os alimentos com pressa matamos ar e temos mais tendência a ter o ventre inchado.
Como resolvê-lo?
Prepara tempos de, pelo menos, 20 minutos para cada refeição principal do dia. É importante contar com um espaço adequado para comer devagar e mastigar bem.
Evite as distrações durante as refeições para não cometer o erro de ingerir os alimentos sem antes desfazê-los bem.
3. Ingerir muito sal

O consumo excessivo de sódio é uma das principais causas da retenção de líquidos, pressão arterial elevada e inchaço dos tecidos do corpo.
Apesar de que não podemos negar que dá um excelente sabor às refeições, o seu excesso no organismo é negativo e pode causar doenças mais graves.
Como consumidores, é fundamental ter em conta que o sal que consumimos não apenas é que vendem para preparar pratos, mas também a que contém os alimentos industrializados.
Como resolvê-lo?
Substitua o sal refinado pelo sal marinho ou sais do Himalaia.
Você também pode optar por combiná-lo com especiarias saudáveis, como o orégano, a pimenta ou o tomilho, entre outros.
Lembre-se verificar as etiquetas de seus produtos para calcular a quantidade de sal que trazem em seu organismo.
4. Mascar muito chiclete
O consumo diário de chiclete pode ser a razão pela qual você tem dificuldades para conseguir uma barriga lisa. Ao mastigá-lo entra muito ar no organismo e aumenta o inchaço abdominal.
Como resolvê-lo?
Se você sente ansiedade por mastigar pastilha elástica, prepare uns lanches com frutas e vegetais para substituição.
Quer saber mais? Lee: Geléia de pimentão picante arrisque e prepará-la!
5. Consumir bebidas com gás

As grandes campanhas publicitárias nos fizeram pensar que os refrigerantes e bebidas gasosas são boas alternativas para matar a sede e o calor.
No entanto, especialistas em saúde confirmam que não são a melhor opção, já que não representam um aporte nutricional significativo e contêm substâncias artificiais que são prejudiciais para a saúde.
O seu elevado teor de açúcares, adicionado ao gás e os adoçantes artificiais, provocam reações a nível digestivo e aumentam a inflamação abdominal.
Assim, essa sensação borbulhante que tanto nos agrada, mais tarde, é o que desencadeia a incomoda sensação de inchaço e sensação de peso.
Como resolvê-lo?
Em vez de continuar investindo neste tipo de bebidas, prepara em casa sucos de frutas naturais, águas saborizadas ou infusões.
Lembre-se que para mantê-lo hidratado que tomar dois litros de água por dia.
6. Pular refeições ou comer pouco
Pular refeições ou diminuir as porções recomendadas não é uma forma de poupar calorias para perder peso.
Embora durante muito tempo se pensou que era uma opção para emagrecer, já está comprovado que pode causar reações contrárias e outras dificuldades.
O comer menos de cinco vezes ao dia provoca dificuldades na digestão, mais sensação de fome e maior acúmulo de gordura no abdômen.
Como resolvê-lo?
Serve porções moderadas para cada prato principal e planeja um menu distribuído em cinco refeições por dia.
Se depois de praticar estes hábitos a inflamação persistir, consulte um médico para analisar qual pode ser o motivo.

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