Como Calcular o IMC

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Como calcular o IMC corretamente?

É importante saber que existe uma diferença entre os quilos que pesamos e a quantidade de lipídios que armazenamos.

Por isso, calcular o IMC pode nos ajudar se tiver uma dieta ou rotina de exercícios. Saiba mais abaixo.

IMPORTÂNCIA DE SE CALCULAR O IMC?

calcular o imc - destacada

Basicamente, trata-se da quantidade de gordura que temos no organismo. Vale a pena destacar que os homens não têm o mesmo percentual do que as mulheres (elas é maior).

Para estar saudável, o sexo masculino deve ficar por volta de 10% de gordura e o feminino em 20%.

A gordura mínima em homens varia entre 2 e 4%, em mulheres entre 10 e 12%.

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Se os valores forem superiores a 26% e 32% nelas, indicam obesidade ou excesso de peso.

Conhecer o nosso percentual nos ajuda muito, porque desta forma sabemos, aproximadamente, como nos encontramos de saúde e de que forma podemos agir para reverter a situação.

É fundamental lembrar que todos nós precisamos de gordura no nosso corpo, já que uma de suas funções é proteger os órgãos internos.

Também é a responsável por armazenar a energia e usar quando o organismo não recebe alimentos.

Já que não existe nenhum aparelho que nos indica, com segurança, o percentual de gordura corporal, podemos usar algumas referências visuais.

No caso dos homens, o foco deve ser colocado no peito, os músculos abdominais superiores e os quadríceps.

As mulheres se nota no rosto, as nádegas, os seios e os quadris.

COMO CALCULAR O IMC?

Existem diversas técnicas que nos permitem conhecer, de forma aproximada, qual é o percentual de gordura corporal:

  • Fazer Comparações Físicas no Espelho

calcular o imc - espelho

Se bem que não se trata de um método muito científico, não precisamos de nada mais do que nossa objetividade.

Talvez possa nos servir provar roupas ou guardar fotografias sempre com as mesmas roupas para ver as mudanças em nosso corpo.

Outra opção interessante é comparar fotos nossas do passado ou de outras pessoas (que têm uma quantidade de gordura corporal saudável).

  • Índice de Massa Corporal

calcular o imc - indice de massa corporal

Calcular O IMC (por suas siglas) é muito interessante para poder identificar a obesidade e também para saber se tem mais probabilidade de sofrer de uma doença relacionada com o excesso de peso (problemas cardíacos, pressão alta, diabetes, colesterol, etc.).

Para poder calcular, você deve dividir o seu peso, em quilogramas, pela sua altura em metros. O valor normal varia entre 18,5 e 24,9.

Se o resultado é mais de 30 representa um risco para a sua saúde.

  • Adipômetro/Plicômetro

calcular o imc - adipômetro ou plicômetro

É um aparelho semelhante a uma mola que se usa para medir a quantidade de gordura em áreas específicas.

Se bem que é um objeto que usam os médicos, mas também podemos compra-lo em algumas lojas especializadas.

Os calibradores são acessíveis e a medida é bastante aproximada, por isso, talvez, nos convém ter um em casa.

  • Fita Métrica

calcular o imc - fta métrica

Na maioria dos lares tem essa fita usada para fazer costura. Você pode usá-lo para medir a cintura (a área que mais acumula gordura, tanto em homens como em mulheres).

Para fazer isso, fique de pé só com a roupa interior e coloque a fita métrica abaixo do umbigo e por cima dos ossos da anca.

Não meça os tecidos moles.

Se a medida for superior a 90 cm na mulher e 100 cm no homem, quer dizer que há mais risco de contrair doenças.

  • Calculadoras

Com a calculadora também pode se calcular o IMC. Precisam de diferentes medidas: pescoço, a cintura e os quadris, assim como a altura e o peso.

Não é um resultado 100% verdadeiro, mas, ao menos, pode nos dar uma ideia de qual é a nossa gordura corporal.

O problema com estas calculadoras (encontram-se em diferentes sites da web), é que ela não leva em conta outros fatores como, por exemplo, a massa muscular ou a medida dos braços e pernas, onde também se acumula gordura.

  • Impedância Bioelétrica

calcular o imc - impedância bioelétrica

Com este método podemos medir a composição da gordura em comparação com outros tecidos que conduzem eletricidade. Não se preocupe, que não se trata de uma técnica dolorosa ou invasiva.

Simplesmente mostra como fluem os níveis de eletricidade no tecido adiposo, muscular e ósseo.

Todavia, o resultado nem sempre é preciso, porque o estudo pode ser alterado em função da quantidade de água que temos no corpo.

  • Balança Debaixo de Água

Por exemplo, você pode usar uma balança à prova d’água e colocar na piscina. Os músculos e os ossos são mais densos que o tecido adiposo, o que será mais fácil de identificar a gordura.

A pesagem hidrostática é bastante preciso (com um erro de 2%). Muitos atletas utilizam antes da concorrência.

  • Bod Pod

calcular o imc - bod pod

É uma técnica que, além de medir a gordura do corpo também se encarrega de calcular o IMC, a densidade e o volume. Tem uma margem de erro muito baixo, mas é um pouco caro.

Semelhante a pesagem hidrostática, o Bod Pod não se leva a cabo na água. Podemos encontrá-lo em centros desportivos profissionais e laboratórios de pesquisa.

É recomendado para pessoas obesas, idosas ou com deficiência.

  • Densitometria Óssea

calcular o imc - desnitometria óssea

É o método mais eficaz para calcular o IMC porque emprega raios X e nos oferece medidas mais exatas.

É algo caro e pode ser realizado em centros especializados.

Devemos ficar deitadas cerca de 10 minutos sem se mover, para que nos faça um scan completo.

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