8 razões para que o seu abdômen tende a acumular gordura

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A maioria das pessoas têm de lutar constantemente contra a gordura abdominal, já que esta geralmente se acumulam com facilidade e é muito difícil removê-la. O abdômen é uma das áreas do nosso corpo que mais tende a se expandir, afetando a figura e, claro, a saúde. Várias pesquisas têm evidenciado que a gordura abdominal não é apenas um problema estético, mas que pode chegar a reduzir a densidade óssea, colocando a pessoa em maior risco de osteoporose, além de aumentar as chances de sofrer de asma. É por esta razão que é importante conhecer as causas do acúmulo de gordura abdominal, de modo que possamos encontrar a solução adequada.

Genética

Pesquisadores do Instituto Sanford Burnham (Estados Unidos), descobriram que a gordura corporal varia modificados em diferentes partes do corpo. Assim mesmo, em outros estudos, demonstrou-se que a genética desempenha um papel muito importante na relação com o nível de saciedade de cada indivíduo. As pessoas que por genética, tendem a comer mais, também tendem a acumular mais gordura abdominal. Além disso, se na família vários integrantes acumulam gordura abdominal, é possível que também tenha esta tendência.
Não dormir o suficiente
As pessoas que não dormem o suficiente tendem a consumir mais calorias e armazenar gordura abdominal. A falta de sono reduz o nível do hormônio leptina e aumenta o hormônio grelina, que é o que ocasiona o aumento de peso. De acordo com os estudos, as pessoas que dormem apenas 6 horas diárias têm até 27% maior risco de obesidade do que aquelas que dormem cerca de 9,7 horas.
Estresse
Ao igual que a baixa qualidade do sono, o estresse também provoca alterações hormonais que podem acabar aumentando o nosso peso. Segundo A nutricionista Patricia Ramos, durante as situações de estresse, estimulam as glândulas rodapé (também conhecidas como glândulas supra renais) para liberar hormônios como a adrenalina e o cortisol. Quando os níveis de cortisol aumentam, favorecem a formação de gordura no corpo, especialmente a que se acumulam no abdômen.
Falta de exercício

O exercício é uma das melhores maneiras de manter o metabolismo ativo e queimar gordura. Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins de Baltimore (Estados Unidos) determinaram que é importante fazer exercício para alcançar o peso ideal, já que não é apenas um problema estético, mas um problema de saúde. Fazer exercício ajuda a queimar gordura e é a melhor forma de gozar de boa saúde cardiovascular.
Má alimentação
A alimentação rica em carboidratos e gordura é outra a principal causa da acumulação de gordura abdominal. O mercado está cheio de produtos pouco saudáveis e, como consumidores, devemos identificar. Entre os alimentos que podem causar obesidade encontramos:
Os alimentos processados
As carnes embutidas
As farinhas os doces
As frituras
Os enlatados
Os refrigerantes
Portanto, deve-se planejar uma boa alimentação que inclua frutas, legumes, cereais integrais, carnes magras e água.
Consumir bebidas alcoólicas em excesso
O consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode influenciar no aumento de peso, já que estas não são mais do que calorias líquidas. Em um estudo publicado na revista European Journal of Clinical Nutrition, revelou que o consumo excessivo de álcool é um fator altamente predisponente (50%), para gerar gordura abdominal.
Medicamentos

Alguns medicamentos podem causar aumento de peso quando consumidos por muito tempo. Entre estes medicamentos encontramos aqueles prescritos para tratar a diabetes, convulsões, distúrbios do humor, enxaqueca, hipertensão arterial, esteróides, pílulas anticoncepcionais e terapia de reposição hormonal. Cabe esclarecer que nem sempre causam aumento de peso, já que os seus efeitos variam de organismo para organismo.
Beliscar entre as refeições
Embora comer várias porções por dia é algo recomendado para controlar o peso e ativar o metabolismo, o lanche entre as refeições com lanches pouco saudáveis pode causar todo o contrário. Beliscar entre as refeições alimentos como batatas fritas, biscoitos ou doces aumentam a ingestão de calorias e com isso a gordura abdominal.
O que fazer a respeito?

Independentemente de qual seja a causa da acumulação de gordura abdominal, é muito importante para combatê-la, para evitar problemas de saúde. As chaves para agir contra a gordura abdominal incluem:
Alimentação adequada
Prática de exercícios cardiovasculares e exercícios localizados
Dormir pelo menos 8 horas diárias
Tomar água
Desintoxicar o organismo
Evitar o consumo de bebidas alcoólicas
Mastigar bem os alimentos

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